Dez pedidos de um cão ao seu dono

No dia seguinte a noticia do falecimento da Hanna, a dog alemão estabanada que foi pra casa da minha irmã porque infelizmente não havia como deixá-la numa casa sem quintal, eu estava entrando em um estacionamento quando vi um papel com um texto preso na parede.
Comecei a ler calma e lentamente e quando cheguei no final me vi aos prantos perguntando ao rapaz da guarita se ele não tinha mais nenhum desses por ali. Eu segurei o choro tentando me fazer de forte pra não chorar na frente da minha família e acabei chorando feito criança na rua...
Ele saiu procurando pelas gavetas do pequeno espaço de trabalho dele, enquanto eu tentava segurar as lágrimas e quando ele achou uma folhinha daquela, perdida por ali, me olhou comovido.
Tenho certeza que ele se comoveu porque antes de sair ele me deu um abraço e pediu que eu ficasse bem.
Entrei no carro segurando as lágrimas e contando ao Bruno o motivo de tanto chororô, ele pediu que eu lesse pra ele também.

Ah! Que ótimo! Eu chorei feito uma louca por ter lido o bendito texto e você quer que eu leia de novo???

Enfim, comecei a ler e cada linha que passava eu lembrava da Hanna. E também pensava no Dick (que está de férias na minha mãe esperando a obra acabar). E chorava compulsivamente tentando controlar a voz pra terminar de ler.
Talvez em outra época eu não tivesse chorando tanto. Mas eu tinha acabado de saber que minha cachorra tinha morrido.O Bruno também chorou muito e me deu muita raiva porque ele sempre negligenciou os cachorros. Tipo, eu amo... mas você que se vire, que se foda, que se dane pra cuidar sozinha, tá?

O texto:

Dez pedidos de um cão a seu dono

1. Minha vida dura apenas uma parte da sua vida; qualquer separação de você significa sofrimento para mim. Pense nisso antes de me adotar/comprar.

2. Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim.
Você também nem sempre entende imediatamente as coisas.

3. Deposite sua confiança em mim pois eu vivo disso e vou compensá-lo por isso mais que ninguém.

4. Nunca guarde rancor de mim se eu aprontar alguma; e não me prenda de "castigo". Você tem outros amigos além de mim. Tem seu trabalho e seu lazer. Mas eu só tenho você.

5. Converse comigo. Eu não entendo todas as palavras mas me faz bem ouvir a sua voz falando só para mim.

6. Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam.
Eu jamais esqueço.

7. Também pense, quando você quiser me bater, que eu poderia facilmente quebrar os ossos da mão que me machuca, mas que eu não lanço mão desse recurso.

8. Se alguma vez você não estiver satisfeito comigo porque estou de mau humor, preguiçoso ou desobediente imagina que a minha comida não esteja me fazendo bem ou que tenho estado muito exposto ao sol, ou que meu coração já está um pouco cansado e fraco.

9. Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar/comprar um caozinho novo e bonitinho. Você também envelhece.

10. E quando chegar meu último e mais dificil momento fique comigo.
Não diga "não posso ver isso". Com sua presença tudo fica mais fácil para mim. A fidelidade de toda a minha vida deveria compensar este momento de dor.



Desconheço a autoria