Páginas

quinta-feira, maio 03, 2012

Eu e a amamentação

Eu sou adepta da amamentação exclusiva. Acho que se eu posso amamentar exclusivamente por seis meses, por que não fazer? 
A pequena tá numa fase bem chatinha da amamentação. Quer mamar mas fica irritada quando tá no bico do peito, não mama muito mais que 10 minutos. 
As vezes fico meio perdida com isso... e quem tiver dicas legais e quiser deixar nos comentários, fique a vontade. Apesar de ser a terceira amamentação exclusiva a gente sempre cai de cabeça parecendo mãe de primeira viagem. Por isso, conhecimento é sempre bem-vindo! 

O que fazer pra conseguir amamentar exclusivamente:

Escute o seu pediatra. Busque opinião de quem sabe. Vó, sogra, tia, vizinha fofoqueira... Essas botam banca que sabem. Mas na verdade, quem sabe mesmo é o médico. 

Siga o seu coração... 
Nos primeiros dias dói um bocado (o meu doeu). As vezes o bico machuca, racha, sangra... 
Algumas vezes no meio da dor insuportável eu pensei em parar. Pensei em tacar um mamadeirão de Nan goela abaixo e acabar com aquela dor. 
Mas eu sei que depois a frustrada seria eu por não conseguir algo que eu quis tanto fazer. 

Se gordura fosse sinal de saúde não tava cheio de obeso por aí querendo emagrecer... Bebê gordo não é bebê saudável. Lembre disso quando aparecer aquela chata dizendo que o bebê pesa 10kg a mais que o seu.
Dane-se, minha filha! Não vim nesse mundo pra competir peso dos meus filhos. 
Bebê que mama exclusivamente não é o mais gordo ever best obeso dos bebês, viu? Em compensação é mais saudável. 

Bebê não chora apenas quando está com fome...

Não existe leite fraco. Meu leite não é fraco... A minha pequena é que dorme demais.
O leite materno é o alimento mais completo que seu bebê pode receber! 

As conchinhas pra amamentação (pediatra da pequena odeia) são vida!! Me ajudaram muito. 

As pomadas a base de lanolina são tudo de bom!!! Ajudam muito! 

Não passe óleo no peito durante a gravidez. Óleos e cremes são pra amaciar a pele. O bico do peito tem que estar durão pra não rachar. Tome sol (se der) no bico durante 15 minutos por dia. 

Alguns links legais:
Cartilha leite de mãe (owwm, achei fofo!) : http://cartilhaleitedemae.blogspot.com.br/

Essa da USP, fala sobre a gravidez e a amamentação: http://www.ee.usp.br/doc/celebrando_a_vida.pdf

E aqui, do senac, sobre amamentação e alimentação do bebê: http://www.redeblh.fiocruz.br/media/cartilhasmam.pdf

Se você quer um motivo pra amamentar, o ministério da saúde de dá 10! 

Escrevi aqui baseada na amamentação dos meus filhos.
Quem tiver mais dicas e quiser deixar, será muito bem-vindo! 

8 comentários:

  1. Ai Li,,,, não me lembro muito sobre para dar dicas....mas lembro que a Júlia mamava muitooo e tinha muitoo leite, e meu peito não rachou pq cuidei dele antes tomando sol e passando a bucha e deu certo! Ah, mas lembro perfeitamente que é maravilhoso dar de mamar...sua pequena, deve gostar de mamar aos poucos, como ela gosta de dormir acordar comer não deve ser legal né.. mas amiga sei que vc vai tirar de letra!
    super bjus pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Oi Li... sua pekena então é igual a minha qndo bb... so gostava msm de dormir... rsrs... qse não acordava de madrugada pra mamar... e com isso até perdeu peso no 1º mês... foi duro viu... tinha que acorda-la.. tirava até a roupinha dela pra ver se ela acordava pra mamar.. hahaha dorminhoca igual a mãe :P... mas depois que regulou o peso o ped dela falou que nem precisava acorda-la mais... que qndo ela sentisse fome ela acordava sozinha... e assim foi... ela nunca foi uma cça gorda... fofinha e tals... sempre foi magrela... mas saudavel... graças a Deus.
    Então... se ela tá no peso certo... é saudavel... nem grila com isso não... qndo ela tiver fome ela pede pode ter certeza...
    E amamente sim... é mto bom.. gostoso.. aff deu até saudade agora rsrs... uiiii já passou.
    Bjosss e boa sorte... qq coisa grita tá.

    Beth

    ResponderExcluir
  3. Thank you so much for this post. I want to let you know that I posted a link to your blog in CBH Digital Scrapbooking Freebies (please, notice the new url for my blog), under the Page 5 post on May. 04, 2012. Thanks again.

    ResponderExcluir
  4. Oi eu amamentei meu filho até 1 ano e 4 meses, sofri no início até que me acostumei e foi ótimo e o desmame partiu dele, sem pressa...a minha prima amamentou seu primeiro filho até 6 anos, a segunda até 4 e a Isa ainda mama e tem 5 anos...então pra mim é intuição de mãe aliada a vontade do pequeno ou da pequena, não fique em dúvida se tiver ruim pra você e pra sua neném parta para mamadeira O importante e ser feliz e se divertir sem grilo. Bjs.Ps:Nem sei como cheguei aqui mas gostei do blog, ainda estou no primeiro filho e pretendo ter mais 2. Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Então...

    Eu não tenho filhos e acho que nunca vou ter, mas isso é assunto pra outro post rs

    Mas achei legal suas dicas, já ouvi muita mulher cheia de dúvidas e expectativas sobre como vai ser amamentar, se o bico dos seios vão doer, se elas vão ter leite fraco...Como vai ser se a criança parecer não gostar de mamar... O seu post dá uma 'acalmada' nessas inseguranças que eu imagino serem comuns a quase toda mãe de primeira viagem.

    Espero que o ato de amamentar seja um momento bom pra vocês duas em quanto este tempo durar (e que não seja por 4...7 anos, hein?!? rs)

    ResponderExcluir
  6. A amamentação não deve causar dor alguma. É um momento especial, onde mãe e bebê fortalecem seu vinculo afetivo, onde eles trocam amor. A dor, sangramento, rachadura nos mamilos sao provenientes da pega incorreta do bebê. Caso ocorra alguma dificudade procure alguem que realmente possa te ajudar, a consultora em aleitamento materno, é o profissional ideal para isto, pois ela é treinada para apoiar a mãe e evitar que traumas sem necessidades, e amamentar com tranquilidade seu bebê.

    ResponderExcluir
  7. A amamentação não deve causar dor alguma. É um momento especial, onde mãe e bebê fortalecem seu vinculo afetivo, onde eles trocam amor. A dor, sangramento, rachadura nos mamilos sao provenientes da pega incorreta do bebê. Caso ocorra alguma dificudade procure alguem que realmente possa te ajudar, a consultora em aleitamento materno, é o profissional ideal para isto, pois ela é treinada para apoiar a mãe e evitar que traumas sem necessidades, e amamentar com tranquilidade seu bebê.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de ver pessoas como vc, perseverantes e que não fogem da luta ao menor obstáculo!!! São essas as pessoas que precisam passar pra frente os desafios e as vantagens de manter o bebê no peito até pelo menos seis meses. Faço isso todos os dias no meu trabalho e abraço esta causa!!! Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!